Sobre Nós

Em 1998, foi formada ABRAQUA – Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró Rádio, com vias a protocolar junto ao Ministério das Comunicações em Brasília, um pedido de autorização para a realização do serviço de radiodifusão comunitária. 

Foram 13 anos entre idas e vindas à Brasília, à fim de atender as determinações da Lei 9.612/98, que estabelece as regras do setor. 

 Para a Rádioficina, mantenedora da ABRAQUA, escola de formação profissional para radialistas fundada em 1988, a rádio também será uma excelente oportunidade para colocar seus alunos, futuros radialistas, em situação real de trabalho. 

Enfim, o que era um sonho tornou-se realidade, pois agora a comunidade terá nas mãos uma poderosa ferramenta para atuar em seu benefício. È a oportunidade de dar voz aos bairros da Aclimação, Cambucí, Vila Monumento e Ipiranga, uma das comunidades mais importantes da cidade. 

A Rádio Show vai opera no FM em 87,5 Mhz, com a potência de 25 Watts. A emissora cobrirá um raio de 5 km, o que permitirá ser ouvida em todo o bairro e demais adjacências.

A rádio foi montada nas dependências da Rádioficina, localizada na Rua: Engenheiro Prudente 492, na Vila Monumento.

Agora o momento é de muito trabalho, visto que a rádio precisa montar seus estúdios e construir uma torre de 30 m no local das transmissões, pois, a previsão de início da sua transmissão experimental está previsto para a segunda quinzena de maio de 2011.

Será necessário levantar parte dos recursos junto à comunidade e no comércio local. Precisamos do apoio financeiro neste início, visto que os custos de montagem da torre são bastante significativos. A Rádioficina cederá o espaço físico e a montagem de toda infra-estrutura do estúdio.

Há por parte dos coordenadores do projeto muito cuidado em não misturar as sintonias, enquanto escola privada e associação sem fins lucrativos. Na verdade uma vai amparar a outra. A escola sobrevive de alunos 

e a rádio comunitária de verbas captadas através de projetos culturais junto ao poder público e iniciativa privada. 

Projetos de fomento à cultura local:

A Rádio Show vai atuar como um pólo cultural do bairro, realizando projetos comunitários de fomento à cultura, entretenimento e convívio social. 

O bairro possui importantes pontos de entretenimento e cultura, como os parques da Aclimação e da Independência, bem como o Museu do Ipiranga.

A Rádio Show espera estar presente com sua unidade móvel nestes locais, levando informação, atividades culturais e educativas.

Veiculação de anúncios e propagandas:

A Rádio Show pode transmitir patrocínio sob a forma de apoio cultural, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade. 

Entende-se por apoio cultural o pagamento dos custos relativos à transmissão da programação ou de um programa específico, sendo permitida, por parte da emissora que recebe o apoio, apenas veicular mensagens institucionais da entidade apoiadora. 

A Rádio Show, vai inscrever projetos culturais voltados à comunidade, como inclusão digital e acessibilidade ao conhecimento voltado à crianças, jovens e idosos. 

A proposta da Rádio Show será diminuir as distâncias que as pessoas encontram entre suas necessidades e o poder público, bem como fomentar na comunidade, projetos de ação social que valorizem a cultura, a educação e a consciência cidadã.

endereço

Rua Engenheiro Prudente, 492 - Vila Monumento

São Paulo - SP

CEP: 01550-000

Estúdio Ao Vivo