A partir desta quinta-feira, 20 de março, até o dia 23 a Cinemateca Brasileira prestará uma homenagem ao cineasta José Rubens Siqueira, falecido no último dia 17 de fevereiro.
 
 
Nascido em Sorocaba, em 1945, Zé Rubens, como era conhecido, é mais lembrado por sua carreira no teatro.
 
 
 
Dramaturgo, diretor, ator, cenógrafo, figurinista, ele foi responsável pela montagem de algumas peças que marcaram a história do teatro paulista nas décadas de 1980 e 1990.
 
 
 
O que poucos sabem é que Zé Rubens teve também uma inventiva carreira cinematográfica ao longo das décadas de 1960 e 1970, assinando a direção de 18 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens que foram exibidos e premiados em grandes festivais, como o de Gramado, Brasília, Tehran e Berlim. 
 
 
 
A mostra chamada “Retrospectiva José Rubens Siqueira” exibirá quase a totalidade de sua filmografia, inédita há décadas e praticamente desconhecida pelo público.
 
 
 
Entre os filmes exibidos destacam-se:
 
"Atenção: Perigo" (1967), a primeira incursão de Sônia Braga no cinema;
 
 
 
"Amor e Medo" (1974), longa-metragem protagonizado por Irene Stefânia e José Wilker, exaltado por críticos como José Carlos Avellar, Jairo Ferreira e Carlos Reichenbach;
 
 
 
"Clepsuzana" (1969), fotografado por Jorge Bodanzky e que integra o filme coletivo "Em cada coração um punhal", hoje um clássico do cinema marginal paulista. 
 
 
 
E para comemorar a abertura da mostra, no mesmo dia 20 às 18h30, a Cinemateca Brasileira recepcionará o público com um coquetel para celebrar a vida e obra de Zé Rubens.
 
 
 
A Cinemateca fica localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino na Capital Paulista.
 
 
 
A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
 
 
 
Para mais informações acesse:
 
https://cinemateca.org.br/series/retrospectiva-jose-rubens-siqueira/
 
 
 
Apoio: Rádio Show! A comunidade em uma só sintonia
 
 
 
Fonte e Imagem: Atti Comunicação (Assessoria de Imprensa)