Quem mora em São Paulo provavelmente já andou na Avenida Paulista e quem já andou por lá deve conhecer a Casa das Rosas.
Fundada em 1935, a Casa das Rosas é um dos lugares mais famosos, visitados e requisitados para passeios nos finais de semana.
Assim como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo, a Casa das Rosas, é um patrimônio cultural fortíssimo na cidade paulistana.
Desde sua fundação, a Casa das Rosas divide espaço com prédios comerciais, bancos, edifícios modernos e o característico trânsito de pessoas e veículos.
Ameaçado de demolição, o casarão foi preservado em ação inédita no Brasil.
Na parte do terreno que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a Casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo num espaço cultural inaugurado no centenário da Avenida Paulista em 1991.
E é nesse contexto que a Casa das Rosas, desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e críticas de palestras, ciclo de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas a literatura, etc.
A resposta da população tem sido surpreendente.
Das cerca de 190 mil pessoas que visitam a Casa das Rosas anualmente, a grande maioria é composta por frequentadores dos seus cursos e eventos literários.
A casa das Rosas fica aberta de Terça a Domingo das 10 até 18h para quem estiver interessado em visitar.
O local fica bem próximo ao metrô Brigadeiro (Linha Verde)
Endereço: Av. Paulista 37
Telefone: (11) 3285 6986
Por Lucas Schiavon (locutor e colaborador)
Imagem: www.cultura.sp.gov.br