Reinauguração da Capela Santa Luzia na Vila Monumento
Comunidade
Publicado em 20/12/2024

Localizada na Vila Monumento em uma posição privilegiada no bairro, a capela confunde-se com a história do bairro.

 

Hoje cada vez mais difíceis de encontrar e muito raramente erguidos novos exemplares, as pequenas capelas de bairro representam um passado paulistano onde a cidade era basicamente o centro e arredores, e as paragens mais distantes eram os chamados arrabaldes.

 

E eram nestes arrabaldes da cidade, que foram construídas grande parte das pequenas capelas.

 

Eram templos religiosos feitos para que viajantes, e moradores de pequenos e distantes distritos tivessem seu local para rezar e professar sua fé.

 

Bairro formado a partir da década de 20, a agradável Vila Monumento é repleta de casas antigas interessantes, mas tem também uma antiga e simpática capela na rua Gaspar Fernandes.

 

Erguida entre o final da década de 20 e o início da década de 30, a Capela Santa Luzia é um dos mais importantes símbolos da Vila Monumento.

 

É uma espécie de elo do tempo entre o bairro então recém-criado e o amplamente urbanizado bairro paulistano de hoje.

 

Também por ali havia a casa de uma renomada professora de corte e costura do bairro, que atendia a grande maioria das mocinhas da região que queriam aprender o ofício.

 

Com a crescente urbanização e o surgimento de novas e maiores paróquias, a capela foi sendo cada vez mais deixada de lado, até que ficou bastante deteriorada e abandonada.

 

Mas, na última sexta-feira (13) a capela destinada à Santa da Vila Monumento fez festa para celebrar a data por sua revitalização, afinal neste dia é celebrado pela fé católica o dia de Santa Luzia, protetora dos olhos.  

 

Houve uma missa campal bem em frente á capela.

 

Denise Aloya de Moraes foi uma das ajudantes para realização das comemorações e se recordou de quando, ainda nesse ano, uma árvore colada à capela precisou ser removida dentro dos padrões legais, por conta de danos que estava causando nas estruturas do local.

 

Desde então, um trabalho de revitalização foi feito no local, com pinturas sacras realizadas pelo artista Marco Funchal, que em quatro dias realizou as pinturas internas feitas à mão livre.

 

Cuidados com o jardim externo foram realizados com ajuda da Subprefeitura.

 

Dentre os diversos fiéis e devotos presentes na data, muitos carregavam com si testemunhos de milagres e bênçãos concedidas por Santa Luzia.

 

A festança contou também com tradicionais barraquinhas de comes e bebes, além de Missas que foram celebradas em homenagem à Santa Luzia.

 

Uma cantata de Natal foi apresentada pelo grupo Articurando, que também se apresenta em outras igrejas.

 

Um grande exemplo de como os moradores se unem para preservar a história e a tradição de um bairro.

  

A Capela de Santa Luzia fica na Rua Gaspar Fernandes, 497 – Vila Monumento.

 

Por Lucas Schiavon (locutor e colaborador)

Fonte https://saopauloantiga.com.br/capela-santa-luzia ; https://ipiranganews.inf.br/dia-de-santa-luzia-e-comemorado-em-capela-da-vila-monumento/

Comentários