Na última segunda feira, dia 24 de novembro, recebemos a triste notícia da morte de Jimmy Cliff, um dos grandes ícones da música.
Latifa, mulher do cantor, postou um comunicado oficial dizendo o seguinte:
“É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff faleceu, devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele.”
Em toda sua carreira musical lançou vários discos de sucesso e é considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por levar o gênero a um patamar internacional.
A sua morte causou uma comoção mundial através de seus fãs, mas o seu legado estará mais vivo do que nunca.
Sua carreira musical começou nos anos 60 e o seu primeiro disco “Hard Road to Travel”, teve seu lançamento no ano de 1967.
Ao todo, foram 31 discos lançados por Jimmy Cliff e todos eles fizeram um enorme sucesso.
O cantor jamaicano ganhou dois Grammy com o álbum Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012).
Esse além de ter sido o último lançado por Jimmy, também apareceu na lista dos “50 melhores álbuns de 2012” da Rolling Stone.
Em 1969, ganhou o Festival Internacional da canção pela música “Waterfall” que virou hit no Brasil.
No mesmo ano, a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos Estados Unidos, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.
Além de sua carreira na música, estrelou um filme em 1972 chamado The Harder They Come, dirigido por Perry Henzell, que conta a história de um cantor de reggae, que para alcançar o sucesso, se associa a produtores musicais corruptos e traficantes de drogas.
Em 1980, Jimmy Cliff e Gilberto Gil dividiram o palco em uma turnê pelo Brasil que arrastou multidões e lotou estádios em cinco capitais: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
As 5 músicas que mais marcaram sua trajetória são essas:
Hurricane Hatty (1962)
Miss Jamaica (1962)
Vietnam (1969)
Reggae Night (1983)
I Can See Clearly Now (1993)
The Harder They Come (1972)