Entenda Mais Sobre o FM estendido
Tecnologia
Publicado em 12/09/2024

Todos nós sabemos que o rádio até o momento é sintonizável por inúmeros tipos de onda: onda média, onda curta e onda Tropical. AM e FM completam essa lista.

 

Com a migração de rádios AM em KHZ para o FM em MHZ, o Ministério das Comunicações teve que estender a frequência para comportar todas as rádios migrantes.

 

Dos mais de 1,6 mil pedidos de rádios AM, 850 já conseguiram migrar para a FM.

 

Na Grande São Paulo, rádios como a Bandeirantes e Classic Pan já operam na faixa estendida, em 86,3 e 76,7.

 

Além da nossa, Rádio Show, que opera em 87,5.

 

O Decreto nº 8.139 estabeleceu as condições para a extinção do Serviço de Radiodifusão Sonora em Onda Média (OM) e a oportunidade de migração das emissoras para a faixa de Frequência Modulada (FM).

 

Este decreto determinou que as emissoras que optassem pela migração deveriam desligar seus canais de Onda Média dentro de um prazo de 180 dias no caso das emissoras contempladas no "Dial Convencional"

 

E até 5 anos, para as emissoras contempladas no "Dial Estendido".

 

Estima-se que cerca de 1,2 mil emissoras puderam ser realocadas na faixa de frequência já destinada à radiodifusão, enquanto outras 400 emissoras precisaram migrar para uma nova faixa conhecida como "Dial Estendido".  

 

Atenta a essa necessidade, a Anatel aprovou a Resolução nº 721 em fev/20, que destinou faixas de radiofrequências e aprovou o Regulamento sobre “Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares”.

 

A partir dessa resolução, ficou estabelecida a faixa adicional de 76 MHz a 87,4 MHz para os Serviços de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada - FM e de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal - RTR, para uso em caráter primário. 

De acordo com a ANATEL, o FM estendido foi homologado em 7 de novembro de 2013.

 

As rádios comunitárias se enquadram nesse regulamento. A frequência de 87.5 FM faz parte deste tipo de serviço.

 

Pelo que estamos percebendo, o FM estendido veio para incluir mais rádios. Ou, talvez, sacrificar o AM e dar um fim em um ciclo de décadas?

 

O que você acha?

 

Por Marcelo Trovo (comunicador e estagiário)

Fonte: Trusted Reviews

Comentários