Rádio comunitária não é só mais uma frequência que você passa batido e nem sequer ouve falar dela, elas têm seu papel e tem uma contribuição imensa para a sociedade ao entorno.
Que tal saber um pouco mais sobre elas?
A Rádio Comunitária é um serviço de radiodifusão homologado pelo governo federal com uma função de transmitir seu sinal em baixa frequência em determinadas regiões do Brasil destinada a pequenas comunidades que podem solicitar esse tipo de serviço.
Aqui em São Paulo, encontra-se na faixa estendida da FM em 87,5 Khz
Elas são diferentes das rádios comerciais que visam o lucro.
Por força de lei, as rádios comunitárias recebem o chamado apoio cultural, que é a divulgação e/ou veiculação de projetos de instituições nos bairros próximos.
Saiu neste mês a portaria do Ministério da Cultura que institui a ação cultural de patrocínio sob a forma de apoio cultural. É a MINC Nº148 DE 27 DE AGOSTO DE 2024.
Apesar de ela ter uma frequência e potência relativamente reduzida, as rádios comunitárias tem sua importância em sua área de cobertura por representar os bairros.
Da mesma forma, ela atua como um instrumento de informação e entretenimento no que se refere às questões relacionadas a esse tipo de transmissão.
Por Marcelo Trovo (Comunicador e estagiário)
Imagem: Flickr