A União Brasileira de Compositores é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores.
Seu principal objetivo é defender e promover os interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição de rendimentos gerados pelo seu uso, além do desenvolvimento cultural.
A UBC foi fundada em 1942 por autores da música como Ary Barroso, Braguinha, Ataulpho Alves, Vicente Celestino, entre outros. É a mais antiga sociedade de gestão coletiva de repertório musical do Brasil.
Um dos festivais pelo qual a UBC é responsável, é o Festival Papo de Música que aconteceu entre os dias 25 e 28 de setembro, no Grande Salão – Caixa Cultural.
A 2ª Edição do evento foi mais um marco para a música nacional e rendeu diversos elogios para os organizadores do evento e para a União Brasileira de Compositores.
Um dos temas debatidos foi como as mídias tradicionais ajudam a impulsionar artistas na era do streaming. Ocorreu uma série de outros eventos como a sessão Artista Entrevista Artista.
Uma frase que a jornalista e idealizadora do evento, Fabiane Pereira, foi a seguinte:
“A arte só faz sentido quando promove encontros e conversas, e esse festival nasceu exatamente desse desejo, de juntar meus colegas de trabalho. O evento é, para mim, a tradução do que acredito no jornalismo: escuta atenta, valorização dos artistas e criação de pontes entre artista e público”.